Edição Atual

Anais do III Colóquio de Fotografia da Bahia – Vol 1, N 1, 2019 (ISSN: 2674-564X)

 

APRESENTAÇÃO

O III Colóquio de Fotografia da Bahia reuniu profissionais da academia e das artes visuais para refletir sobre os percursos e protagonistas da produção fotográfica na América Latina. Realizado pela Escola de Belas Artes da UFBA, o evento aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro de 2019. Além das conferências e painéis temáticos, está edição acolheu outras ações como minicurso, exposição e lançamento de livro.

A terceira edição do Colóquio trouxe importantes nomes da fotografia latino-americana a Salvador. Titus Riedl, professor da Universidade Regional do Cariri (CE), abriu os trabalhos com um panorama da produção fotográfica na América Latina, resultado de investigação a qual se dedica há anos. O uruguaio Daniel Sosa, diretor do Centro de Fotografia de Montevidéu, relatou sua experiência como gestor de um dos mais importantes institutos de promoção da cultura fotográfica dos países latino-americanos. Maíra Gamarra, idealizadora e curadora do Mira Latina, discutiu as estratégias, aproximações e ações em rede nesse amplo território. A mexicana Graciela Iturbide, autora de um sensível retrato da nossa identidade, encerrou a programação com um relato sobre sua vida e obra.

Além das conferências, quatro painéis temáticos aproximaram acadêmicos e fotógrafos em diálogos sobre questões atuais do pensar e fazer fotográfico. Na quinta-feira, dia 24/10, Luciana Berlese (PR), Joana Mazza (Chile) e Olga Wanderley (PE) compartilharam a mesa que debateu “Corpo e Feminismo”. O segundo painel teve por eixo as “Narrativas Históricas”, assunto que atravessa os trabalhos de Marcelo Reis (BA), Priscila Miraz de Freitas Grecco (BA) e Mauro Trindade (RJ). No dia seguinte, o Painel 3 promoveu um debate  sobre a idéia de “Descolonização”, noção em torno da qual orbitam as pesquisas de Pedro Silveira (MG), Bruno Oliveira Alves/Luciana Martha Silveira (PR) e Sarah Gonçalves Ferreira (MG). No último painel do evento, Carolina Kotchetkoff (SP), Cláudia Ad Lima (BA) e a dupla Osmar Gonçalves dos Reis Filho/Taís Marques Monteiro (CE) destacaram alguns “Protagonistas” da fotografia latino-americana.

O Colóquio de Fotografia realizou, neste terceiro ano, a ambição de ampliar as fronteiras do nosso território, ainda que de forma modesta, ao continente sul-americano. A Comissão Organizadora recebeu 97 propostas de ensaios fotográficos e artigos científicos. Coube aos comitês artístico e científico, compostos por acadêmicos e artistas visuais, pré-selecionar os projetos que a equipe de curadores considerou para definir os painéis temáticos. O aumento de inscritos em relação aos anos anteriores pode ser visto como resposta da comunidade fotográfica ao formato Colóquio. É o único do Brasil que seleciona, via edital, trabalhos de naturezas científica e artística em um mesmo evento.

Alejandra Muñoz e José Mamede
Coordenadores Acadêmicos

EDIÇÃO 2019 – SUMÁRIO
Arquivo PDF (4MB)

 

ANAIS
APRESENTAÇÃO
NORMAS
EXPEDIENTE
EDIÇÕES ANTERIORES