II Colóquio de Fotografia – 2018

SEGUNDA EDIÇÃO DO COLÓQUIO CONSOLIDA SALVADOR NO MAPA DA REFLEXÃO SOBRE A FOTOGRAFIA

A Escola de Belas Artes da UFBA recebeu pesquisadores e artistas visuais brasileiros para discutir estado da arte na pesquisa e criação fotográfica. Durante os dias 08 e 09 de novembro, das 14h às 21h, painéis compostos por comunicações científicas e ensaios artísticos foram apresentados no Salão Nobre da EBA, localizado no Campus Canela da Universidade Federal da Bahia.

Colóquio| dias 08 e 09 de novembro
Salão Nobre da Escola de Belas Artes, das 14h às 21h
Painéis e Projeções de Trabalhos| de 14h às 18h
Conferências| de 19h às 21h
(Entrada gratuita, mediante distribuição de senhas meia hora antes)

Vídeos dos painéis e conferências:

A Comissão Organizadora recebeu 67 inscrições de quase todas as regiões do país. Houve um significativo aumento na quantidade de propostas em comparação com a primeira edição do evento em 2017. O crescimento na participação confirma a maturidade da pesquisa e da criação no campo da fotografia brasileira e reafirma o acerto de se apostar em um evento exclusivamente dedicado à reflexão sobre a linguagem fotográfica. No Brasil, são poucas as iniciativas que promovem o diálogo entre projetos que tomam a fotografia como objeto de estudo, geralmente vinculados a programas de pós-graduação, e os empreendimentos artísticos que a experimentam no plano poético.

O II Colóquio teve por tema a “Fotografia da Política e a Política da Fotografia”. A programação foi aberta com uma homenagem ao foto-etnólogo Pierre Verger. Alex Baradel, responsável pelo acervo da Fundação Pierre Verger conversou sobre o legado do grande mestre.

O Painel 1 reuniu projetos que atualizam as práticas etnográficas na investigação de grupos sociais e manifestações culturais. Tom Correa (BA), Milton Guran (RJ) e Leonardo Reis (BA) falaram da invisibilidade do negro, da identidade brasileira na África Ocidental e do carnaval carioca da década de 70.

No Painel 2, Guilerme Bergamini (MG), Luísa Kiefer (RS) e Rafael Castanheira (DF) trouxeram trabalhos que dialogam com a dimensão poética da fotografia. As palestras discutiram a arquitetura política de Brasília, o real, o ficcional e a política nas imagens de Romy Pocztaruk e André Penteado e a representação do Outro nas fotografias de Miguel Rio Branco.

O Painel 3 agrupou projetos que lidam com as vinculações geopolíticas da fotografia com o território. Luiz Baltar (RJ), Daniela Moura (SP) e Maíra Gamarra (AL) abordaram as injustiças e arbitrariedades do Estado, as representações fotográficas das localidades em rede e a relevância histórico-cultural de se pensar uma fotografia latino-americana. Na última mesa do Colóquio, o Painel 4, os pesquisadores problematizaram a fotografia no contexto da construção de identidades. Fernando Cunha (CE) discutiu o papel político da imagem autobiográfica. Pedro Vieira (BA) falou sobre a linguagem visual e a autorrepresentação da cosmologia ameríndia na obra de Claudia Andujar. Sidney Santana (RJ) discutiu o fotodocumentarismo do marginalizado na fotografia de Paz Errázuriz.

A conferência de encerramento coube ao pesquisador Mariano Klautau (PA). Gestor cultural sediado em Belém, Klautau compartilhou sua experiência nas políticas e poéticas da premiação Diário Contemporâneo de Fotografia, um dos mais importantes do país.

II COLÓQUIO DE FOTOGRAFIA DA BAHIA

Tom Correia: Unblack Lisbon
Milton Guran: A saga dos Agudás – a identidade brasileira na África Ocidental
Leonardo Abreu Reis

: Carnaval: reflexões a partir do fotolivro de Bina Fonyat (1978)

Painel 2
Luísa Kiefer: O real, o ficcional e a política nas imagens de Romy Pocztaruk e André Penteado
Rafael Castanheira: Poéticas de resistência: a representação do Outro nas fotografias de Miguel Rio Branco

Dia 2 – Sexta-feira, 09/11/2018

Painel 3

Luiz Baltar: Ratione Imperii – Razões Imperativas
Daniela Fonseca Moura: Everyday Brasil: Pensando representações fotográficas do território em rede no Brasil
Maíra Costa Gamarra: Para (re)pensar a fotografia latino-americana

Painel 4
Fernando Maia da Cunha:
Diário de um viajante do tempo
Pedro H S Vieira: Realismo traumático na poética etnográfica e na fotografia política de Claudia Andujar
Sidney Dupeyrat de Santana: Outra América, a América: o fotodocumentarismo do marginalizado na obra de Paz Errázuriz

Conferência
Mariano Klautau: Poéticas e políticas – o Diário Contemporâneo de Fotografia em Belém

REGISTROS FOTOGRÁFICOS
Labfoto – Laboratório de Fotografia da Faculdade de Comunicação/UFBA.