Perguntas e Respostas

1. O que é o Colóquio de Fotografia da Bahia?

O Colóquio é uma atividade de extensão acadêmica promovida pela Escola de Belas Artes da UFBA. Tem por finalidade divulgar pesquisas científicas e projetos artísticos que tenham a imagem fotográfica como material de referência. Acontece anualmente em outubro ou novembro.

2. Quem pode participar da chamada de trabalhos?

A convocatória é aberta a pesquisadores e artistas visuais que explorem a fotografia como objeto em projetos autorais.

3. O Colóquio aceita trabalhos sobre qualquer temática?

O Colóquio aceita a inscrição de artigos científicos e ensaios fotográficos que articulem a fotografia com o eixo temático de cada edição.

4. Como participar da seleção?

Os pesquisadores e artistas podem se inscrever preenchendo os formulários online, divulgados junto com a convocatória anual.

5. O trabalho precisa ser inédito?

Não, não precisa ser inédito. Pode ter sido apresentado ou publicado anteriormente.

6. Quantos trabalhos podem ser inscritos por uma mesma pessoa?

Até três trabalhos, entre artigos e ensaios.

7. O que é um resumo expandido?

Diferente do “abstract” ou resumo simples, o resumo expandido apresenta informações sobre a pesquisa, incluindo uma síntese da introdução, dos objetivos, das referências bibliográficas e palavras-chave. Pode conter até 1200 caracteres.

8. Quantos artigos e ensaios serão selecionados?

Os comitês avaliam os artigos científicos e os ensaios fotográficos, classificando-os por nota e habilitando-os para o evento. Cabe aos curadores a seleção final dos artigos e ensaios que compõem os painéis do Colóquio.

9. Os acadêmicos e artistas selecionados na convocatória receberão algum tipo de auxílio?

Não, infelizmente não estão previstas nem passagens nem hospedagens para os selecionados.

10. Quando será publicado o resultado da seleção?

A data de publicação dos resultados é informada junto com a convocatória.

11. Será emitido certificado?

Sim, a Pró-Reitoria de Extensão da UFBA enviará os certificados referentes aos trabalhos apresentados, mediação de mesas e participação como ouvinte (apenas para os que comparecerem a pelo menos 75% das conferências).

​12. Haverá inscrição para ouvintes?

Sim, será feito um cadastramento online para aqueles que desejarem certificação da universidade. Entretanto, a entrada no auditório será organizada por meio de senha, a ser distribuída 30 minutos antes de cada painel. A inscrição não garante senha nem certificado.

13. Como faço para assistir às palestras?

Basta chegar ao auditório da Escola de Belas Artes com 30 minutos de antecedência e retirar a senha. Caso deseje apenas assistir às comunicações sem receber o certificado, não precisa se cadastrar.

14. Como recebo os certificados?

Os certificados serão enviados diretamente para o seu email pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA em um prazo de até 90 dias. Caso necessite de uma declaração provisória, pode solicitá-la aos coordenadores do evento por via do email coloquiodefotografiadabahia@gmail.com.